Homenagem
A coleção da xiloteca da Universidade Federal do Amazonas chama-se Dr. Valmir Souza de Oliveira, em homenagem ao professor da área de Tecnologia da Madeira, in memorian.
O professor PhD Valmir de Oliveira ingressou em 1979 como docente no curso de Engenharia Florestal, via concurso público, ainda sob o convênio entre a Universidade Federal do Amazonas e Universidade Federal do Paraná. Junto aos seus colegas professores, doutores Eduardo Coutinho da Cruz e Luiz Joaquim Bacelar de Souza, ajudou a elaborar o projeto de implementação do curso de Engenharia Florestal da UFAM em 1987.
Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná em 1978, concluiu o mestrado na mesma instituição no ano de 1982 e, em 1990, finalizou o doutorado em Wood Science pela Universidade de Wales, no País de Gales.
Sempre atuante no âmbito da graduação, foi vice-diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, chefe do Departamento de Ciências Florestais e coordenador acadêmico do curso de Engenharia Florestal da UFAM. Além de ter sido tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Florestal, por um período de 11 anos, ao qual se dedicou de forma abnegada.
Com vasta experiência na área de Tecnologia e Utilização de Recursos Florestais, prestou relevantes serviços à sociedade como membro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Amazonas – CREA, na função de coordenador da Câmara Especializada de Agronomia e Conselho Regional, entre 2005 a 2007.
Adaptado do texto gentilmente fornecido pelos professores Dr. Luiz Bacelar e Dra. Marciléia Lopes, do Departamento de Ciências Florestais – UFAM.